sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Vaticano apresenta Congresso sobre Igreja na América

A Igreja das Américas vai até o Vaticano.


Na manhã desta terça-feira, 4, na Sala João Paulo II da sala de imprensa da Santa Sé, foi realizada uma coletiva de imprensa para apresentação do Congresso Internacional Ecclesia in America, sobre a Igreja no Continente Americano. O encontro será no Vaticano de 9 a 12 de dezembro e espera reunir mais de 200 pessoas da América Central, do Norte e do Sul.



Na coletiva, um dos interventores foi o presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, Cardeal Marc Ouellet. Ele lembrou que o Congresso acontece em direta relação com dois grandes eventos na Igreja católica: o Ano da Fé e o Sínodo dos Bispos, realizado em outubro deste ano em Roma. “Estas serão as referências fundamentais para os trabalhos do Congresso, como o são para todas as Igrejas do continente americano”.

O Cardeal lembrou que nos último 15 anos desde a conclusão da Assembleia especial para o Sínodo dos Bispos para a América, vários são os problemas e desafios que se desenvolveram, como a questão da imigração, do narcotráfico, consumo de drogas e violência urbana.

“Para resolver estes problemas à luz da missão da Igreja, é fundamental reforçar o sentido de comunhão em cada uma das Igrejas e entre elas. Este Congresso Internacional quer também cooperar para criar redes de amizade em todo o continente, com um fiel sentido de pertença à Igreja. Sem uma verdadeira e forte unidade, não há protagonismo nem missionário nem social”, destacou o Cardeal.

Quanto à programação, o secretário da Pontifícia Comissão, professor Guzmán Carriquiry Lecour, informou que não vai faltar originalidade e que o evento está longe de oferecer uma sucessão ininterrupta de conferências e atividades.

“Sabe combinar adequadamente momentos acadêmicos, de reflexão teológica-pastoral e de debate geral, com partilha em grupos de trabalho entre os participantes, com conclusão propositiva e  operante, junto a fundamentais celebrações litúrgicas e a significativas expressões de devoção”.

O Congresso está sendo organizado pela Pontifícia Comissão para a América Latina e Cavaleiros de Colombo, com a colaboração do Instituto Superior de Estudos Guadalupani. O cavaleiro supremo Carl Anderson disse na coletiva que é uma honra para os Cavaleiros de Colombo poder participar da organização do evento.

“Na próxima semana, nós vamos discutir a Nova Evangelização da qual a Ecclesia in America fala. Estaremos conscientes de que a primeira evangelização do continente e sua nova evangelização têm a mesma fundação: Nossa Senhora de Guadalupe – levando-nos para a mensagem de seu Filho. Estaremos unidos nestas questões, juntamente com padres, bispos e pessoas leigas de todo o continente americano e além, e esperamos que o nosso aprendizado possa ser útil não somente para a Igreja na América, mas para a Igreja universal como um todo”.

Fonte: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=287997
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...