segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Conselho de Promoção da Igualdade Racial encerra gestão 2010-2012

Pastoral Afro-Brasileira também participou da gestão.


O Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), que completa 10 anos de sua criação, encerra nesta quarta-feira, 28 de novembro, as atividades do biênio 2010/2012. Ao longo deste período, cumpriu o papel de propor e analisar políticas públicas e de acompanhar e incentivar ações de promoção da igualdade racial e de enfrentamento do racismo.

A Pastoral Afro-brasileira, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participou desta gestão. O novo conselho tomou posse no dia 27, durante a 37ª Reunião Ordinária do CNPIR / Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).



O padre Jurandyr Azevedo Araújo tomou posse como representante da CNBB no Conselho, para o biênio 2012-2014, em solenidade presidida pela ministra Luiza Bairros e representante da Secretaria Geral da República e de outras autoridades.

O CNPIR é um órgão colegiado de caráter consultivo e integrante da estrutura básica da SEPPIR. É composto por representantes de 22 órgãos do Governo Federal, de 19 entidades da sociedade civil, escolhidas por meio de edital público, e por três personalidades de reconhecida atuação na defesa das políticas de promoção da igualdade racial, indicados pela SEPPIR.

Grupo de Trabalho

O Grupo de Trabalho de Educadoras Negras se reuniu na Casa de Retiro Assunção, em Brasília, DF, nos dias 21 a 23 de novembro, na terceira reunião deste GT, coordenado pela Pastoral Afro-brasileira da CNBB.

Na pauta de discussões, esteve a Lei 10639/03, sobre a obrigatoriedade do ensino da História Africana e Afro-brasileiro nas Escolas. A finalidade foi produzir um texto que será socializado para os Educadores, Escolas e Pastorais.

A partir do texto base da Campanha da Fraternidade 2013, sobre a Fraternidade e as Juventudes, o GT apontou aspectos importantes para ser usado na educação. Também foi trabalhado durante o encontro a Carta Final do 7º CONENC de Londrina, PR, apontando ações para as práticas pedagógicas e indicações para uma articulação dos regionais. O Grupo planejou ainda ações para 2013.

Momentos oracionais foram pontos fortes no encontro. O grupo é composto de educadoras do Maranhão, Bahia, São Paulo, Minas Geais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

Fonte: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=287942

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...