sábado, 22 de dezembro de 2012

Árvore de Natal e Presépio na Praça de S. Pedro - uma rubrica evocativa

Presépio do Vaticano já está quase todo pronto.


Em Roma na época do Natal somos envolvidos pelo ambiente de expectativa pela celebração da vinda do Menino Jesus, o Messias Salvador da Humanidade. Junto do Papa, sucessor de Pedro, desde o início do Tempo do Advento que se vão somando os acontecimentos de preparação do Natal. Exemplo disso foi a tradicional peregrinação do Papa até junto da imagem da Imaculada Conceição na Praça de Espanha aqui em Roma no passado dia 8 de Dezembro. Ou ainda esse momento de ternura com milhares de crianças romanas e outros tantos peregrinos que com o Menino Jesus na mão receberam a tradicional benção do Papa na oração do Angelus no Terceiro Domingo de Advento dia 16.



Tradicionais no Natal de Roma são também o Presépio e a Árvore de Natal. Curiosamente no passado nenhum destes símbolos do Natal existiam na Praça de S. Pedro. Foi a partir do pontificado de João Paulo II que foi instalado o primeiro presépio em plena praça. E, na altura, nem todos estiveram de acordo. Pessoas houve que consideravam inapropriado para aquele lugar. Contudo, desde esse ano que o Presépio e mais tarde a Árvore de Natal, são uma presença fundamental nas festividades natalícias em Roma.

A árvore de Natal, que a partir da noite do dia 14, sexta-feira já brilha em todo o seu esplendor na Praça de São Pedro, ao lado do presépio, que só será inaugurado a 24 de Dezembro, evoca aquela “grande luz” que os povos aguardavam e que se manifestou no nascimento de Jesus. Consideração feita pelo Santo Padre, ao receber nesse dia uma numerosa delegação da localidade de Pescopennataro, distrito de Isérnia, região de Molise, no centro-sul de Itália, de onde provém este ano o pinheiro branco, de 24 metros, entretanto adornado, pelo pessoal do Vaticano, com lâmpadas brancas e douradas.

Fazendo desde já votos de um santo Natal, Bento XVI evocou o célebre oráculo do profeta Isaías: “ao povo que caminhava nas trevas, apareceu uma grande luz”.

Teve lugar também na passada sexta-feira dia 14 no Vaticano, uma conferência de imprensa sobre o Presépio que está a ser instalado na Praça de S. Pedro e que será inaugurado, como sempre na véspera de Natal. O cenário criado este ano para ambientar o presépio inspira-se na antiga cidade rupestre de Matera, no Sul de Itália. A obra é da autoria do mestre Francesco Artese e constitui uma oferta da região italiana da Basilicata.

O presépio ocupa 150 m2 e conta com umas 100 imagens em terracota, de uns 25 cm cada uma, vestidas com roupas tradicionais daquela região italiana. O ambiente criado para acolher o presépio tenta recriar a sugestiva paisagem das “Pedras de Matera”.

Em Roma e, particularmente, no Vaticano, na belíssima moldura da Praça de S. Pedro tudo está preparado para acolher o Deus Menino. Jesus Cristo, Verdadeiro Deus e Verdadeiro Homem. Um Menino nos foi dado. Vinde e Adoremos. Este ano em particular o Menino terá mais de 40.000 jovens que O virão adorar a Roma. Será o Encontro Europeu da Comunidade de Taizé de 28 de Dezembro a 1 de Janeiro.

Feliz Natal!

Fonte: http://pt.radiovaticana.va/Articolo.asp?c=648101

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...