quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Sínodo trará uma mensagem de esperança, diz Dom Filippo

Nova Evangelização foi um dos principais temas do encontro dos bispos no Vaticano.

Em fase final, o XIII Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização segue seu curso e chega ao fim da elaboração das proposições a serem entregues ao Papa Bento XVI. Nesta etapa, uma Comissão elabora a mensagem final do Sínodo para toda Igreja.

Dom Filippo Santoro, Arcebispo de Taranto, na Itália, falou à corresponte da TV Canção Nova em Roma, Danusa Rego, sobre a riqueza do conteúdo proposto para a Nova Evangelização e destacou que, certamente, este Sínodo terá uma mensagem de esperança e incentivo para a missão evangelizadora da Igreja.

Sobre os trabalhos do Sínodo

Fizemos as proposições. Foi um trabalho extraordinário de compilação dessas proposições que serão entregues ao Santo Padre. As contribuições foram positivas, riquíssimas, uma riqueza muito grande que diz qual é o conteúdo central da Nova Evangelização, os métodos, o contexto, o cenário no qual a Nova Evangelização deve acontecer.

Mensagem final

Vai sair com certeza uma mensagem de esperança, uma mensagem de incentivo grande para levar a presença de Cristo e da Igreja no cotidiano, como abertura de novos horizontes.

Os rumos da Nova Evangelização

A Nova Evangelização é essa presença do Senhor junto às pessoas do nosso tempo. E como esta presença se manifesta? Através dos bispos, dos padres, dos leigos, dos movimentos, dos grupos que abraçam as situações de dificuldades, as perguntas, a situação do nosso povo, a pergunta sobre o valor da vida, sobre o destino, sobre a felicidade, os problemas cotidianos da sobrevivência.

Então, dizia particularmente neste nosso contexto, seja da Europa, mas também do Brasil. É como fez o Senhor. O Senhor veio ao encontro, se interessou pelas pessoas. E assim, esse é um dos pontos essenciais da Nova Evangelização, essa proximidade, esse assumir os problemas, as perguntas e se oferecer como amizade, como companhia no caminho dos homens, oferecendo a salvação.

A mensagem final do Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização será divulgada nesta sexta-feira, 26, durante uma Coletiva de Imprensa no Vaticano.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...