sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Interferência da Igreja Católica também gera problemas na PUC do Peru

Cardeal Bertone defende a propriedade da Igreja Católica.


A greve de alunos e funcionários da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), que completa uma semana nesta quarta-feira (21/11), é mais um capítulo da insatisfação desses setores com a Fundação São Paulo, unidade mantenedora responsável pela administração da universidade.



A queda de braço entre uma entidade ligada à Igreja Católica e a comunidade universitária, no entanto, não é uma exclusividade da PUC-SP, nem do Brasil. A Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP) passa por enfrentamento semelhante desde o final do ano passado.

O conflito ideológico foi tamanho que o Vaticano pretende retirar as expressões "Pontifícia" e "Católica" do nome da universidade. A mudança, porém, não é um processo fácil, pois envolve o direito às propriedades da PUCP.

A discórdia surgiu durante a década de 1970, quando o aristocrata peruano Riva Aguero doou terrenos à universidade, citando a PUCP em seu testamento. A dúvida que permanece na Justiça local é se a Igreja Católica tem direito a tais bens.

"Há uma série de processos judiciais por parte da Igreja Católica, que reivindica a administração dessas propriedades da PUCP", explica Omar Cavero Cornejo, da FECUP (Federação de Estudantes da PUCP).

O reitor da universidade, Marcial Rubio, esclarece que a doação de Aguero é legitimamente reconhecida. "Esses bens estão devidamente registrados perante as autoridades peruanas e pertencem à PUCP, e não à Igreja."

Em julho deste ano, um decreto emitido pelo Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, determinava que todos os bens da universidade fossem administrados pela Igreja Católica no Peru.

O Vaticano também pediu à universidade que faça uma série de mudanças estatutárias para que seja genuinamente católica. O documento argumenta que a entidade de ensino não realiza sua "missão de impor na comunidade universitária leis e disposições da Igreja".

Fonte: http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/25537/interferencia+da+igreja+catolica+tambem+gera+problemas+na+puc+do+peru.shtml

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...