sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Canção Nova sedia evento nacional das “Novas Comunidades”

Membros de Comunidades de Vida e de Aliança estarão presentes no evento.

De 9 a 11 de novembro, a Canção Nova, em Cachoeira Paulista, sedia o Congresso Nacional das Novas Comunidades, reconhecidas pela Santa Sé como uma nova forma de agregação dos leigos empenhados na evangelização. A partir do tema “A graça dos carismas”, os participantes terão a oportunidade de aprofundar sua espiritualidade e rever sua caminhada como anunciadores do Evangelho. O evento é organizado pela “Fraternidade das Novas Comunidades do Brasil”.

A abertura do Congresso acontece na sexta-feira, às 20h, com a missa presidida pelo Bispo da Diocese de Lorena (SP), Dom Benedito Beni. Para a cofundadora da Comunidade Canção Nova, Luzia Santiago, que abre as atividades no sábado (10), às 8h20, com a oração da manhã, o Congresso permitirá um reavivar da fé e o fortalecimento da unidade: “Com alegria nós acolhemos as comunidades irmãs para juntos celebrarmos a unidade enquanto Igreja missionária que evangeliza na diversidade de carismas”.

No decorrer do evento haverá palestras com os fundadores das comunidades “Remidos no Senhor”, “Boa Nova” e “Obra de Maria”. Também são presenças confirmadas o arcebispo de Belém (PA) e Assistente da Fraternidade Internacional das Novas Comunidades (FRATER), Dom Alberto Taveira Correa, o membro do Pontifício Conselho para Leigos e fundador da “Comunitá di Gesú” (Comunidade de Jesus), na Itália, Matteo Calisi, e o fundador da Associação Evangelizar é Preciso, padre Reginaldo Manzotti.

A programação traz ainda shows com os missionários Nilton Júnior, da Comunidade Pantokrator, e Márcio Todeschini, da Comunidade Canção Nova. A missa de encerramento será no domingo (11), às 15h, presidida pelo Vigário Episcopal para a Vida Religiosa da Arquidiocese do Rio de Janeiro e Abade Emérito do Mosteiro de São Bento, Dom Roberto Lopes. São esperadas cerca de cinco mil pessoas para o evento.

Novas Comunidades

O termo Novas Comunidades indica um novo tipo de associação de fiéis. Foi usado nos documentos de preparação para o Sínodo sobre a Vida Consagrada (Lineamenta), de novembro de 1992. São novas realidades eclesiais para a evangelização dos povos, sobretudo, pelos meios de comunicação. No Brasil existem mais de 800 “Novas Comunidades”, sendo 26 reconhecidas pelo Vaticano.

Fraternidade Internacional das Novas Comunidades
A Fraternidade Internacional das Novas Comunidades é um organismo reconhecido pelo Pontifício Conselho para os Leigos, da Santa Sé, e tem como presidente Matteo Calisi. Foi fundado em 30 de novembro de 1990 e é composto por Comunidades de todos os cinco continentes. A sede da Fraternidade das Novas Comunidades do Brasil fica em Recife (PE) e o atual presidente é Gilberto Gomes Barbosa, fundador da Comunidade Obra de Maria.

Fonte: http://www.portalr3.com.br/2012/11/cancao-nova-sedia-evento-nacional-das-novas-comunidades/#.UJ1bzYf7I7o

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...