sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Véu das muçulmanas usado na religião é vetado em Detrans para foto da CNH no Brasil

Entenda a diferença entre os tipos de véus muçulmanos.

Nos países islâmicos seguem a religião muçulmana, e as mulheres tem que usar um véu religioso que cobre o rosto parcial ou total. E em países que não se permite o rosto coberto em fotos de documentos, cria-se um polêmica como acontece nos Detrans do Brasil.

Detrans de todo o país vêm obrigando mulheres muçulmanas a tirarem o véu para a foto da carteira nacional de habilitação, em contrariedade à Constituição Federal.

Os órgãos entendem que o adereço viola uma resolução nacional do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que proíbe o uso de qualquer acessório que cubra parte da cabeça do condutor na foto.

Para o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), porém, a retirada do véu não é obrigatória, em respeito à liberdade religiosa prevista pela Constituição. O departamento orienta apenas que nenhuma parte do rosto da motorista fique coberta.

A Folha consultou os Detrans de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro, onde ficam as maiores colônias islâmicas do país –há 1,5 milhão de muçulmanos no Brasil. Apenas o de São Paulo permite o uso do véu religioso na foto.

No ano passado, porém, uma muçulmana foi impedida de realizar uma prova do Detran em São Bernardo do Campo, já que se negou a retirar o véu. Na ocasião, ela chamou a Polícia Militar e registrou queixa na delegacia.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...