quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Presidente da CNBB concelebra com Papa na abertura do Ano da Fé

Papa Bento XVI celebra a abertura do Ano da Fé.

A convite do Papa Bento XVI, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno de Assis, concelebrou com o Santo Padre, nesta quinta-feira, 11, na solene cerimônia de abertura do Ano da Fé, na Praça São Pedro, no Vaticano.

Além de Dom Damasceno, outros dois bispos brasileiros concelebraram com o Papa: o cardeal arcebispo emérito de Belo Horizonte (MG), Dom Serafim Fernandes de Araújo; e o bispo emérito de Iguatu (CE), Dom José Mauro Ramalho de Alarcón Santiago.

Sobre o Ano da Fé, Dom Damasceno destacou que este período, convocado pelo Papa, "é um tempo de conversão a Deus, de fortalecer nossa fé no Cristo Ressuscitado e renovar nosso compromisso com a missão evangelizadora diante dos desafios atuais".

O cardeal recordou ainda que, nesta quinta-feira, e durante todo este ano, a Igreja celebra os 50 anos do início do Concílio Vaticano II, e o Santo Padre nos convida a ler os documentos conciliares dentro de uma ótica evangelizadora.

"É importante redescobrir os conteúdos da nossa fé professada, celebrada, vivida e rezada, e refletir sobre o próprio ato da fé, com o qual se crê. Esse é o compromisso de todo cristão, principalmente neste ano", afirmou Dom Damasceno.

Comprometidos com esse pedido do Santo Padre, afirmou o cardeal, a CNBB está relançando os documentos do Concílio Vaticano II e uma nova edição do Catecismo e do Compêndio da Igreja Católica.

"Nós temos esses meios, que o Papa nos sugere, para o aprofundamento da nossa fé", ressaltou Dom Damasceno.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...