quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Papa inclui língua árabe nas audiências das quartas-feiras

Visita ao Líbano começa a gerar bons frutos.

A língua árabe vai estrear-se na audiência semanal de quarta-feira na praça de São Pedro, foi hoje anunciado pelo porta-voz do Vaticano.

Depois da viagem ao Líbano em setembro, o papa "tenciona com este gesto manifestar interesse, encorajamento e apoio aos cristãos do Médio Oriente e convidar os fiéis a rezar pela paz" nesta região, adiantou o padre Federico Lombardi, em conferência de imprensa.

Obedecendo a um ritual imutável, a audiência geral permite ao papa enviar todas as quartas-feiras uma catequese aos milhares de fiéis que se juntam, com bom tempo, na praça de São Pedro ou, com mau tempo, na imensa sala Paulo VI.

Um tradutor em língua árabe fará uma breve síntese das declarações do papa. Bento XVI exprime-se essencialmente em italiano, mas habitualmente sintetiza as declarações e envia saudações aos peregrinos nas diversas línguas, designadamente em alemão, espanhol, francês, inglês, polaco e português e em línguas da Europa central.

Regularmente, o papa lança apelos a favor de causas humanitárias e pela paz. Mais de 15 milhões de católicos (algumas estimativas apontam para 20 milhões) vivem ainda no berço do cristianismo.

No sínodo sobre o Médio Oriente de 2010 no Vaticano, a importância da língua árabe, que contribuiu para o pensamento teológico cristão, tinha sido destacada. Na altura, os participantes no sínodo mostraram o desejo de intensificar a utilização da língua árabe no âmbito das institucionais do Vaticano.

Fonte: http://expresso.sapo.pt/papa-inclui-lingua-arabe-nas-audiencias-das-quartas-feiras=f758885#ixzz28oUv9OUD
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...