quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Padre celebra missa com iPad e usa Facebook para falar com fiéis no Rio

Pe. Jorjão com aplicativos cristãos no iPad.

No altar da Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, a Bíblia foi substituída por tablets e smartphones. Com a tecnologia nas mãos, o Padre Jorjão celebra missas, casamentos e batizados com a ajuda de aplicativos que disponibilizam os salmos e os cânticos da liturgia. Queridinho pela elite e disputado pelas celebridades, o padre não esconde que é pop e assume que usa o Facebook e outras redes sociais para conversar e até mesmo ouvir confissões de fiéis.

O padre conta que ganhou os eletrônicos de jovens que frequentam a igreja, localizada a poucos metros da praia. “Aqui vem várias gerações de uma mesma família, então é natural que se crie uma relação com os frequentadores”, explica Jorjão, que também costuma receber lanches e outros mimos dos fiéis ao longo do dia.A batina de Padre Jorjão, de 51 anos, carrega a última versão do iPhone disponível no Brasil. O aparelho branco chama atenção pela capa roxa e pelos diversos aplicativos que ostenta. Simpático, o pároco mostra que seu celular tem apps de mensagens instantâneas, revistas de entretenimento, portais de notícia, além da Bíblia Sagrada online.

“Tirei as fotos e depois enviei por e-mail para os convidados”, diz o padre, que reza missas na Paróquia Nossa Senhora da Paz há 18 anos.Além de armazenar o ritual da missa, o tablet do padre guarda fotos registradas por ele de cerimônias e viagens importantes. Jorjão relembra que certa vez, na celebração de uma bodas de ouro, todos da família haviam esquecido a máquina, e o jeito foi utilizar para registrar o momento, como mostrou a coluna do Ancelmo Gois.

O religioso acredita que, nos dias de hoje, Jesus Cristo seria fã da internet. “Se Ele vivesse nos dias atuais, Ele utilizaria a internet, que é um excelente meio de comunicação para transmitir uma boa mensagem de fé. A internet alcança de maneira fácil as pessoas, é uma ferramenta impressionante. A Igreja caminha com a comunicação”, filosofa o padre.

O sim de casais famosos

Padre Jorjão é muito requisitado para celebrar casamentos. Foi ele que selou o “sim” de casais famosos como o do ator Marcelo Serrado e do cantor Zeca Pagodinho.

“No meu Facebook, os jovens sempre me adicionam, e geralmente eles pedem conselhos para resolver seus problemas e inseguranças no amor. Eu tenho que estar sempre pronto para ouvir uma palavra e passar valores. Mas faço questão de ressaltar que nada se compara a presença e ao calor humano”, ressalta o padre.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...