sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Nossa Senhora Aparecida

Basílica pode receber até 75 mil pessoas.

Há 395 anos, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram a procura de peixes no rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá, no interior de São Paulo. Eles buscavam alimentos para a passagem do governador da província de São Paulo e Minas Gerais, que passaria pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, em Minas Gerais.

Os três pescadores desceram o rio em busca dos peixes, mas nada conseguiram. Em uma curvo do rio, na altura de Porto Itaguassu, que hoje faz parte do município de Aparecida, João Alves lançou a rede e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Lançou novamente a rede e apanhou a cabeça da mesma imagem. Segundo relato, daí em diante, os peixes começaram a ser pescados em abundância. Esse foi o primeiro dos milagres atribuídos à Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil, que nesta sexta-feira, 12 de outubro, é festejada em todo o País pelos seus devotos.

Dando conta do 'milagre' durante a pesca, Felipe Pedroso levou a imagem 'aparecida' - de onde vem o nome da padroeira - para a sua casa, onde os vizinhos se reuniam para rezar. A devoção foi crescendo no meio do povo e muitas graças foram alcançadas por aqueles que rezavam diante a imagem.

A fama dos poderes na Nossa Senhora se espalhou por outras regiões regiões do Brasil. Por volta de 1734, o vigário de Guaratinguetá construiu uma capela no alto do Morro dos Coqueiros, para onde a imagem foi levada posteriormente e seguiu atraindo fiéis por décadas. Como o número de fiéis aumentava, em 1834, foi iniciada a construção de uma igreja maior (atual Basílica Velha).

Em 8 de setembro de 1904 a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi coroada, solenemente, por D. José Camargo Barros. No dia 29 de Abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor. Foi só em 1929, que a Nossa Senhora foi proclamada rainha do Brasil e proclamada sua padroeira, por determinação do Papa Pio 11.

Com o passar do tempo, a devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi crescendo e o número de romeiros foi aumentando cada vez mais. A primeira basílica tornou-se pequena e era necessário a construção de outro templo, que pudesse acomodar tantos romeiros. Em 11 de novembro de 1955, começou a construção de uma outra igreja, atual Basílica Nova. Em 1980, ainda em construção, foi consagrada pelo Papa João Paulo 2. Já em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a Basílica de Aparecida: Santuário Nacional; "maior Santuário Mariano do mundo".

Expectativa de mais de 300 mil pessoas

O santuário recebeu mais de 114 mil visitantes nos últimos dias. De segunda-feira (1) até sexta-feira (5) da última semana foram 36 mil 567 visitantes. No sábado (6) a Casa da Mãe Aparecida acolheu 60 mil devotos e no domingo (7) 17.450. Para os dias 12, 13 e 14 de outubro o Santuário Nacional espera 300 mil pessoas.

O maior movimento em apenas um feriado da padroeira foi no dia 12 de outubro de 1996, com 215 mil romeiros. O recorde de movimento em um só dia no santuário nacional foi registrado em 14 de novembro de 2010, quando recebeu 245 mil romeiros.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...