sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Cristo Redentor é iluminado com as cores da bandeira alemã

Monumento geralmente recebe cores especiais em dias comemorativos.

Em comemoração ao Dia da Unidade Alemã, o símbolo do Rio de Janeiro recebe as cores preto, vermelho e dourado. Ação divulga o Ano da Alemanha no Brasil, que começa em maio de 2013.

A estátua do Cristo Redentor, no Rio, teve nesta última quarta-feira (03/10) a sua tradicional iluminação branca alterada para as cores da bandeira alemã, em comemoração ao Dia da Unidade Alemã. O céu sem nuvens do Rio de Janeiro ajudou e fez com que a estátua, iluminada com as cores preto, vermelho e dourado, pudesse ser bem vista em muitas partes da cidade.

Muitos convidados puderam acompanhar o evento por um telão instalado no bairro de Santa Teresa pelo consulado da Alemanha. "Nós ficamos muito felizes por receber da prefeitura e da Igreja Católica um 'sinal preto-vermelho-dourado' para a iluminação e poder realizar esse evento. Isso é também um indicativo da boa parceria entre a Alemanha e o Brasil", disse o cônsul-geral Harald Klein, que desde agosto responde pelo Consulado Geral da Alemanha no Rio.

O evento promoveu o Ano da Alemanha no Brasil, que vai acontecer de maio de 2013 a maio de 2014. Sob o slogan "quando ideias se encontram", os coordenadores do projeto, entre eles o Ministério do Exterior da Alemanha, a Confederação da Indústria Alemã (BDI, na sigla original) e o Instituto Goethe, querem aumentar e aprofundar as relações entre os dois países.

Ao mesmo tempo, o evento deve aumentar a colaboração e impulsionar novas cooperações. "O objetivo dessa ação [no Cristo Redentor] é, já visando o ano da Alemanha no Brasil, despertar o interesse dos brasileiros pela Alemanha e chamar a atenção para os valores comuns que os dois países compartilham", afirmou Klein.

Tecnologia

O Cristo Redentor chega a receber, nos dias mais movimentados, até 4 mil turistas. Grande parte utiliza o Trem do Corcovado, que tem 3.824 metros de extensão, para chegar até o alto do morro. A estátua é considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno e foi declarada em 2009 como patrimônio histórico do Brasil.

A estátua, com mais de 80 anos, é iluminada por 300 lâmpadas LED com lentes especiais. Essa tecnologia foi fornecida pela multinacional alemã Osram, do grupo Siemens, que também arcou com parte dos custos da iluminação especial.

Não foi a primeira vez que o Cristo Redentor teve a sua tradicional iluminação branca alterada devido a uma ocasião especial – porém, geralmente a iluminação é numa cor só. "Pela primeira vez o Cristo Redentor é iluminado nas cores da bandeira de um outro país", disse, com orgulho, Klein. O Cristo já havia recebido a iluminação das cores da bandeira brasileira durante a Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul.

A iluminação com as três cores da bandeira alemã deu muito trabalho para os técnicos, principalmente para irradiar a cor preta durante a noite. Por fim, eles se decidiram por uma contraluz branca, que tinha a aparência de uma moldura e contornava a parte superior da estátua.

Brasileiros que viram a iluminação em três cores ficaram fascinados. Mas a maioria não soube relacioná-la com a Alemanha ou com o data comemorativa. "Eu não saberia o motivo", disse uma senhora, "mas com certeza a televisão vai noticiar isso". Verificando a data do jornal, um senhor afirmou: "Hoje é 3 de outubro. É a data da queda do Muro de Berlim, em 1989, não é?"

Parceria com tradição

Política, economia, cultura, educação, ciências e esportes serão algumas das áreas contempladas em forma de projetos, exposições e conferências durante o Ano da Alemanha no Brasil. Pelo fato do Brasil ser o parceiro comercial mais importante da Alemanha na América Latina, a cooperação bilateral deverá ganhar mais força.

A relação cultural entre os dois países também vai ganhar novos impulsos. O Brasil será o foco da Feira do Livro de Frankfurt em 2013. Já a Alemanha será, em contrapartida, o país homenageado da Feira do Livro do Rio de Janeiro, também em 2013.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...