quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Vaticano II: Documentário sobre Concílio estreia 50 anos depois da abertura

Imagens originais e inéditas estarão no documentário.

O Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais produziu um documentário sobre o Concílio Vaticano II, de que a televisão italiana RAI vai transmitir um excerto a 11 de outubro, 50 anos após a abertura da assembleia.

O filme, realizado em parceria com a Micromegas Comunicazione, “procura reconstruir o contexto histórico, teológico, cultural e emotivo” do Concílio que terminou em 1965, revela hoje o site do Conselho Pontifício, organismo integrado na estrutura central da Igreja Católica.

A Filmoteca do Vaticano disponibilizou 200 horas de gravações da época que incluem filmagens inéditas, testemunhos e documentários relativos ao Concílio e à sua organização.

O documentário mostra “os momentos mais significativos” da assembleia, “a longa fase de preparação e as modificações extraordinárias realizadas na Basílica de São Pedro, que foi excecionalmente preparada para sediar o evento”.

Os principais temas e textos do Concílio são analisados com declarações recentes de 14 personalidades, entre cardeais, patriarcas e arcebispos, com o objetivo de perceber como o Vaticano II foi recebido em várias partes do mundo, explicou o presidente do Conselho Pontifício, o arcebispo italiano Claudio Maria Celli.

O trabalho oferece imagens dos lugares mais significativos da Cidade do Vaticano, como o Arquivo Secreto, a Biblioteca Apostólica, a Basílica de São Pedro, a Pinacoteca, a Capela Sistina, as coleções de arte, o Museu Missionário Etnológico e as grutas.

O prelado adiantou que o DVD pode ser adaptado em duração e conteúdo às necessidades das Conferências Episcopais e dioceses que o queiram adquirir.

O Ano da Fé, que também se inicia a 11 de outubro e se prolonga até 24 de novembro de 2013, constitui “ocasião para narrar e documentar os grandes temas discutidos durante o Concílio Vaticano II”, refere a página do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais.

O DVD vai ser dado a conhecer aos participantes no Sínodo dos Bispos dedicado ao tema ’A nova evangelização para a transmissão da fé cristã’, que decorre de 7 a 28 de outubro no Vaticano. (RJM)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...