quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Pastoral da Saúde e UNESC lançam livro sobre plantas medicinais

Plantas medicinais: da tradição popular aos estudos científicos.

Criciúma - No ano em que a Igreja em todo o Brasil recorda a saúde pública como tema da Campanha da Fraternidade, a Pastoral da Saúde da Diocese de Criciúma concretiza o lançamento de uma obra fruto de um trabalho de mais de dez anos, em parceria com a UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense).

Com o Auditório Ruy Hülse lotado na tarde desta terça-feira, 04 de setembro, foi realizado o lançamento do livro "Fitoterapia Racional: aspectos taxonômicos, agroecológicos, etnobotânicos e terapêuticos".

A obra resulta de um projeto interdisciplinar vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Propex) e Unidades Acadêmicas (UNAs) de Ciências da Saúde e Humanidade, Ciências e Educação, em parceria com o Grupo de Extensão e Pesquisa em Plantas Medicinais (GEPPLAM).

Aliando o conhecimento popular ao científico, o livro é organizado em 12 capítulos e aborda desde o cultivo e o uso popular até à utilização como medicamento fitoterápico de 10 plantas medicinais.

Editada pela Dioesc e financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), a obra conta com 4 mil exemplares e não está à venda. A distribuição gratuita obedece um cronograma que contempla agentes da Pastoral da Saúde, universidades, coautores e organizadores.

"Engajar-se na Pastoral da Saúde é optar por promover a saúde integral do ser humano e estar presente na defesa da vida", salientou a bióloga e coordenadora da Pastoral da Saúde da Comarca de Criciúma, Melânia de Mattia Pierini, uma das organizadoras da obra junto às farmacêuticas Angela Rossato e Patrícia Amaral, além do engenheiro-agrônomo Roberto dos Santos e da botânica Vanilde Zanette.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...