quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Igreja lança segunda maior feira católica do Centro-Oeste

Cartaz da Feira da Solidariedade de Goiânia.

A Arquidiocese de Goiânia faz nesta quinta-feira, 13, o lançamento oficial da Feira da Solidariedade 2012, às 8h30 horas, no Centro Pastoral Dom Fernando.

O evento tem como objetivo a valorização e promoção humana, destacando aqueles que já atuam em ações sociais, servindo de exemplo e incentivo para os que ainda não desenvolveram nenhuma ação de ajuda aos menos favorecidos. O lançamento contará com presença do Arcebispo Metropolitano Dom Washington Cruz, seu bispo auxiliar Dom Waldemar Passini.

Desde 2004, a Arquidiocese de Goiânia realiza a Feira da Solidariedade, uma iniciativa que nasceu como uma resposta ao que afirma Bento XVI, na Encíclica Caritas in Veritate, “A Caridade é o dom maior que Deus concedeu aos homens; é Sua promessa e nossa esperança” (CV, 2).

Hoje, a Feira da Solidariedade da Arquidiocese de Goiânia é a maior do Centro-Oeste e a segunda maior do Brasil, neste segmento. Desde sua criação, o evento conta com o apoio de instituições públicas e privadas que abraçam a ideia. Além da caridade, a Feira traz em seus princípios a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade ‒ a Igreja a favor da vida em todas as suas instâncias.

A prática da caridade deve tornar-se intrínseca ao ser humano, como base para vivência do amor, no exercício de doar-se ao outro, como forma, também, de crescimento pessoal. A consciência solidária não envolve somente as relações humanas, o ser humano se assume como parte de um todo, assumindo assim a sua responsabilidade na força motriz da harmonia de um conjunto.

Em 2013, o Brasil sedia a Jornada Mundial da Juventude 2013 tem como tema: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações!” (cf. Mt 28,19). Para ele são esperados mais de 2,5 milhões de jovens do mundo, todos reunidos na cidade do Rio de Janeiro.

Imbuídos do desejo de que a caridade seja prática cristã constante e crendo que a juventude é terra fértil para o desenvolvimento dessa semente, a Feira da Solidariedade será realizada com o tema “Juventude missionária, sempre solidária!” Norteando o evento, será realizada a Pré- Jornada da Juventude Arquidiocesana, uma preparação para a JMJ Rio 2013, por meio de palestras, workshops, entre outras atividades. A juventude também dará início à mobilização para a Semana Missionária, que acontecerá uma semana antes da JMJ, durante a qual Goiânia receberá em torno de 20 mil jovens estrangeiros.

A Feira da Solidariedade 2012 acontecerá de 6 a 9 de dezembro, no Centro de Convenções, às vésperas do Natal.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...