domingo, 2 de setembro de 2012

Bento XVI é o primeiro inscrito na JMJ 2013

JMJ 2013 já está com inscrições abertas no site oficial.

Bento XVI é o primeiro inscrito na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que vai decorrer em 2013 na cidade brasileira do Rio de Janeiro, revelou a organização do evento, que espera a participação de 2 milhões de pessoas.

As inscrições dos peregrinos podem ser feitas num dos sete idiomas (português, alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e polaco) disponíveis no site oficial da JMJ (www.rio2013.com), desde esta quarta-feira.

Os atos centrais daquela que é considerada a maior iniciativa da Igreja Católica no âmbito juvenil vão decorrer na Praia de Copacabana e na Base Aérea de Santa Cruz, de 23 a 28 de julho de 2013.

Os organizadores receberam reservas de cerca de 4400 jovens em menos de 24 horas, contabilizando mais de 220 grupos dos cinco continentes.

O ‘Manual de Inscrições de Peregrinos’, disponibilizado na internet, apresenta os custos para os visitantes provenientes de diversos países, divididos em três classes - A, B e C – conforme a situação económica de cada nação.

Os jovens de Portugal, colocado na classe ‘A’, terão de pagar cerca de 230 euros pelo alojamento durante a semana da JMJ, entre 23 e 28 de julho, com alojamento e alimentação, ou 114 euros pelo “fim de semana”.

A organização do evento espera a presença de 60 mil voluntários, apresentados como “a alma da Jornada”.

“Pelo voluntariado, estes jovens altamente comprometidos num objetivo comum exercem de facto a juventude, com descontração e ao mesmo tempo concentrados no alvo de fazer da JMJ um sucesso”, revela o padre Ramon Nascimento, responsável por este setor, acrescentando que já estão inscritos na JMJ quase 50 mil voluntários.

O lema da JMJ 2013 é ‘Ide e fazei discípulos de todos os povos’, expressão baseada no evangelho segundo São Mateus.

Esta será a segunda vez que uma cidade sul-americana acolhe a edição internacional da JMJ, depois de Buenos Aires (Argentina), em 1987, na primeira ocasião em que a iniciativa criada pelo Papa João Paulo II saiu de Roma. (OC)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...