segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Alemanha decide fechar embaixadas em países islâmicos

Capa da revista alemã faz montagem com ex-primeira-dama.

Depois da França, agora também a Alemanha decidiu fechar embaixadas em países islâmicos nesta sexta feira (22), temendo protestos violentos. Uma revista de humor alemã, a Titanic, também entrou na onda de publicar caricaturas satirizando o profeta Maomé. Anunciou que vai publicar uma foto-montagem na edição de outubro.

A publicação alemã segue o exemplo da Charlie Hebdo, de Paris. Temendo protestos violentos na sexta-feira, dia sagrado e de reza para muçulmanos, o governo francês já havia fechado embaixadas e proibido manifestações no próprio país.

A França tem cerca de seis milhões de muçulmanos entre sua população, seguida pela Alemanha com 3,5 milhões.

Nos Estados Unidos, um juiz na Califórnia recusou o pedido da atriz Cindy Lee Garcia para retirar da internet o filme ofensivo a Maomé, no qual ela participou, e que serviu de estopim para a atual onda de protestos antiamericanos. Cindy processa o produtor do filme por fraude e calúnia.


Entendendo a capa da revista

A revista satírica alemã Titanic anunciou nesta quinta-feira que na capa de sua edição de outubro apresentará uma fotomontagem da esposa de um ex-presidente nos braços de um combatente muçulmano em um pseudofilme sobre Maomé.

A próxima edição da revista, que chega às bancas em 28 de setembro com uma tiragem de 100.000 exemplares, exibirá uma montagem fotográfica de Bettina Wulff -esposa de Christian Wulff, que renunciou em fevereiro- nos braços de um guerreiro com um turbante e uma adaga.

O texto que acompanha a foto indica: "O Ocidente se ergue: Bettina Wulff em um filme sobre Maomé". "Maomé está agora em todos os lábios e nós reagimos", declarou o chefe de redação da revista, Leo Fischer, em uma entrevista divulgada na edição digital da revista Der Spiegel.

Bettina Wulff causou polêmica nos últimos dias devido à publicação de seu livro autobiográfico em que desmente um rumor de que teria sido uma garota de programa. A Titanic manifestou o seu apoio à revista satírica francesa Charlie Hebdo, que publicopu caricaturas de Maomé. (clp/dm)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...