quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Restauradores dizem que é possível consertar estrago em pintura de Jesus

Obras famosas também ganharam versões "restauradas" na internet.

Na Espanha, restauradores dizem que é possível consertar o estrago feito num a pintura histórica de Jesus Cristo. O desastre aconteceu quando uma senhora resolveu recuperar a obra por conta própria. O caso virou piada nas redes sociais.

A chegada da dupla de restauradoras trouxe esperança para a pequena cidade de Borja, no nordeste da Espanha. Depois de analisar detalhadamente a pintura, Mercedez Nunes e Encarnación Ripollés mostraram otimismo. Ripollés disse que ainda há chance de recuperar a obra pintada no século 19.

A obra "Eis o homem", de Elias Garcia Martinez, foi arruinada pela espanhola Cecília Giménez, de 80 anos, que resolveu restaurar a pintura por conta própria. O resultado foi desastroso: a imagem de Jesus Cristo ficou irreconhecível. A pior restauração do mundo virou o principal assunto da pequena cidade espanhola e deu a volta a mundo. Centenas de pessoas entram no santuário de La Misericórdia, para tirar fotos dos estragos na pintura, que se tornou uma das imagens mais difundidas na internet.

O trabalho de Cecília Giménez virou motivo de piada. As brincadeiras com a restauração dominaram as redes sociais. Uma delas é colocar a face desfigurada em outras obras de arte famosas.

A Monalisa, de Leonardo da Vinci, ganhou uma nova versão. O Grito, de Edvard Munch, também. Em Madrid, uma pastelaria oferece desde a semana passada, crepes com o rosto de Jesus.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...