sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Rede Marista de Solidariedade lança obra sobre Educação Infantil na 22° Bienal do Livro

Publicação aborda temas de educação e evangelização de crianças.

No dia 11 de agosto, durante a 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, a Rede Marista de Solidariedade e o Setor de Pastoral, do Grupo Marista, lançam pela Editora Champagnat, obras sobre as práticas de Educação Infantil, no Estande da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU).

Com as experiências e estudos de educadores e pastoralistas a partir de suas práticas na educação infantil Marista, os livros tem como ponto de referência aspectos fundamentais do campo da educação infantil na atualidade.

O livro Pastoral na Educação Infantil: Referencial para a ação pastoral-pedagógica será lançado a partir das 15h. A publicação apresenta uma proposta integrada de educação-evangelização, com a compreensão da criança como sujeito capaz de produzir ideias e sentidos, de expressar opiniões por meio de diferentes linguagens e de compreender e significar suas experiências.

“Ainda que tenhamos como referência as práticas de educação e a evangelização com crianças da Educação Infantil do Grupo Marista, acreditamos que esta abordagem possa ser pertinente a outras instituições de ensino, confessionais ou laicas, cuja preocupação seja educar a partir de valores cristãos”, afirma Marilúcia Antônia de Resende, Assessora do Setor de Pastoral do Grupo Marista.

Já a Rede Marista de Solidariedade - que atua na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes - lança, a partir das 18h a obra Educação Infantil: Reflexões e práticas para a produção de sentidos.

A publicação é composta por práticas desenvolvidas nas unidades sociais com Ilustrações e frases das crianças. Além de prefácio escrito por Vital Didonet, professor e especialista em educação infantil, trabalha com políticas públicas de educação, com foco prioritário na política de educação infantil do Brasil e de outros países da América Latina.

De acordo com Viviane Aparecida da Silva, assessora de Ação Social da Rede Marista de Solidariedade, “o livro provoca o leitor sobre temas como formação de professores, organização do espaçotempo, currículo, participação infantil, inclusão, transição para o ensino fundamental, gestão democrática, entre outros”, enfatiza.

Serviços:

22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo - Lançamentos
Dia: 11 de agosto de 2012
Local: Estande da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), Pavilhão de Exposições Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana – São Paulo/SP).
Horário: 15 horas – lançamento do livro Pastoral na Educação Infantil: Referencial para a ação pastoral-pedagógica.
Horário: 18 horas – lançamento do livro Educação Infantil: Reflexões e práticas na produção de sujeitos.

Sobre a Rede Marista de Solidariedade

A Rede Marista de Solidariedade abrange programas, projetos e ações de promoção e defesa dos direitos das crianças e dos jovens desenvolvidos em todas as áreas de atuação do Grupo Marista. A Instituição Marista tem status consultivo na Comissão de Direitos Humanos da ONU, por meio da Fundação Marista de Solidariedade Internacional. A rede desenvolve iniciativas para a efetivação dos direitos da criança, como o Centro Marista de Defesa da Infância. Representantes da Rede Marista de Solidariedade participam de conselhos, fóruns e redes nas áreas de educação, direitos da criança e do jovem, assistência social e saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional. A rede também atende diretamente cerca de 16 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, de maneira contínua, em 25 unidades sociais e nos programas de bolsas de estudo para a Educação Básica, Profissional e Ensino Superior. Outras informações, acesse: www.solmarista.org.br

Sobre o Grupo Marista

No Brasil desde 1897, o Instituto Marista divide-se em unidades administrativas no País. Uma delas é o Grupo Marista – presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, na cidade de Goiânia e no Distrito Federal, além de filiais da FTD em nove estados – com atuação nas áreas de Educação, Solidariedade, Saúde e Comunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins econômicos. Na Educação, seus colégios, centros técnicos e universidades formam mais de 60 mil pessoas anualmente e ampliam o conhecimento com a publicação de 34 milhões de livros em editoras próprias. A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, bem como estratégias de incidência política e fomento à educação para a solidariedade. Na Saúde, seus hospitais realizam 443 mil atendimentos ao ano e proporcionam ações de humanização, conscientização e prevenção. Na Comunicação, suas rádios prezam pela difusão de conhecimento, cultura e cidadania. E, diariamente, seus cerca de 14 mil colaboradores vivenciam e disseminam valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse: www.grupomarista.org.br


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...