terça-feira, 14 de agosto de 2012

Pastoral do Turismo cria roteiro contra exploração sexual

Pantanal brasileiro é o foco da nova proposta.

Combater a exploração sexual de crianças e adolescentes e propor alternativas de sustentabilidade é o objetivo dos “Caminhos da Fé”, roteiro Internacional de Turismo Religioso que está sendo criado pela Pastoral do Turismo Nacional.

Evangelizar com novos métodos, divulgando os atrativos religiosos locais e a riqueza natural e cultural da região do Pantanal brasileiro e boliviano, é um dos objetivos dessa proposta, centrada no desenvolvimento sustentável.

Em território boliviano, além da riqueza cultural dos povos autóctones, o roteiro contemplará um número significativo de Reduções Jesuíticas com seu legado imensurável. O Roteiro abrange cidades como Corumbá, Ladário e Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, envolvendo lideranças religiosas e autoridades locais.

Segundo o Coordenador Nacional da Pastoral do Turismo, Padre Carlos Alberto Chiquim, o trabalho está em andamento com visitas técnicas e de capacitação das pessoas envolvidas na recepção dos peregrinos. Tal tarefa compreende Secretarias de Turismo, comerciantes, setor de hospedagem, prestadores de serviço, produção de artesanato e outros. Seu lançamento está previsto para agosto próximo.

Outro objetivo a ser conquistado é a redução da prostituição e exploração sexual de crianças e adolescentes, muito comum na região, devido ao turismo predatório de pesca e turismo sexual que acontece na região pantaneira.

O Turismo Religioso apresenta um novo conceito de se fazer turismo na região, mesclando o lazer e destacando a dimensão da peregrinação no percurso envolvido. daquele povo.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...