quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Igreja centenária é alvo de ladrões em dois dias seguidos

Leis do patrimônio histórico dificultam melhorias em igrejas tombadas.

Ladrões invadiram e furtaram a igreja Santo Antônio Pão dos Pobres, localizada nos Campos Elíseos, em Ribeirão Preto, em dois dias seguidos: na última quinta (16) e sexta-feira (17). Segundo o padre responsável pela paróquia, Gilberto Kasper, a ação dos bandidos só foi possível porque eles teriam entrado pela casa ao lado, onde já foi a Academia Ribeirãopretana de Letra Jurídicas. O muro entre os dois imóveis está quebrado.

Nas duas ocorrências, os homens levaram equipamentos de som em geral, ventiladores, uma jarra banhada a ouro usada em batizados, um cálice, tapetes e ainda tentaram levar o sacrário com hóstias consagradas, que foi arrancado da parede.

De acordo com o padre, a igreja, de 109 anos, foi tombada há quatro anos. Desde então, ele afirma que tenta separar e reconstruir o muro que divide as duas construções, mas o Conppac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Artístico e Cultural) estaria dificultando a obra com uma série de exigências. "O conselho disse que seriam necessário tijolos da época de 1.903 para manter as características históricas", afirma o padre.

A casa ao lado, que está abandonada, já teria sido arrombada outras vezes, segundo a zeladora do local, Antônia Salermo. Ela diz que a igreja é bem resguardada e que quando chegou para trabalhar não havia qualquer sinal de arrombamento no portão de entrada.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...