terça-feira, 31 de julho de 2012

Russo costura boca em protesto contra prisão de banda punk

Vários outros artistas russos e internacionais apoiam o banda punk.

O artista russo Pyotr Pavlensky costurou os lábios em protesto contra a prisão de integrantes da banda punk feminina Pussy Riot, na segunda-feira. O protesto aconteceu em frente à Catedral de Kazan, em São Petersburgo.

O tribunal rejeitou o pedido para que o presidente russo Vladimir Putin e líderes da Igreja Ortodoxa deponham no caso de três roqueiras, que são processadas por improvisarem uma "oração punk", que tem a frase: "Maria, mãe de Deus, tire Putin".

Fonte:  http://musica.terra.com.br/noticias/0,,OI6015421-EI1267,00-Russo+costura+boca+em+protesto+contra+prisao+de+banda+punk.html

Entenda o ocorrido

Três integrantes do grupo punk russo Pussy Riot, composto por mulheres, serão julgadas por invadir a principal catedral de Moscou para tocar canções de protesto contra o governo.

A Promotoria explicou que as três jovens são acusadas de vandalismo, segundo o artigo 213 do código penal, e por terem ofendido os valores tradicionais da Igreja Ortodoxa Russa ao invadir a Catedral de Cristo Salvador.

Segundo a acusação, as três jovens conspiraram "para cometer um ato de vandalismo por motivos de ódio religioso e animosidade contra um grupo social", em referência aos ortodoxos, segundo informaram as agências russas.

Em 21 de fevereiro, as componentes do Pussy Riot invadiram uma zona restrita do altar do principal templo ortodoxo russo. As imagens foram gravadas e vistas por milhares de pessoas no YouTube.

As mulheres retiram várias peças de roupas e começaram a tocar guitarra, cantar e dançar vestidas com roupas íntimas.

A Igreja russa reagiu indignada e pediu um severo castigo contra as mulheres, que foram detidas e podem ser condenadas a vários anos de prisão.

As integrantes do Pussy Riot, cuja libertação foi pedida por numerosos opositores, ativistas de direitos humanos, intelectuais e chancelarias ocidentais, já tinham sido detidas em janeiro por atuar, sem autorização, na Praça Vermelha.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...