quinta-feira, 19 de julho de 2012

Para onde vai a cientologia?

Religião perde fiéis e está a beira do colapso.

A notícia tomou conta das revistas de fofoca. Katie Holmes teria terminado o casamento com Tom Cruise porque estaria preocupada com a influência da cientologia (a religião do marido) sobre sua filha, Suri.

A atriz faz parte de uma tendência maior: membros da seita estão deixando de segui-la. E especialistas preveem que a cientologia vai morrer em breve.

Oficialmente, a Igreja da Cientologia está bem. Em seu site, a seita informa que o número de novos integrantes nunca foi tão alto.

Segundo a página, há 10 milhões de seguidores em todo o mundo. Mas quantos deles são realmente membros? “A cientologia é uma organização criminosa com fins lucrativos”, acusa Benjamin Beit-Hallahmi, professor de psicologia e uma autoridade respeitada no assunto.

“A tática é fazer com que as pessoas se viciem. E o primeiro passo são os testes de personalidade, uma farsa completa.” Depois disso, os interessados fazem cursos (pagos) e, automaticamente, passam a ser considerados membros da cientologia.

“Mas o número real de seguidores tem caído acentuadamente”, observa Stephen Kent, professor de sociologia da Universidade de Edmonton. Nos EUA, por exemplo, existem agora 25 mil cientologistas, ante 55 mil em 2001.

Pessoas que deixaram a seita garantem que seus prédios estão vazios. “Quase todas as religiões morrem muito rapidamente” diz Kent. “Independentemente de a cientologia ser mesmo uma religião, ela está seguindo esse padrão”.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...