segunda-feira, 9 de julho de 2012

Círio de Nazaré é destaque na Expocatólica 2012, em São Paulo

Turismo religioso recebe apoio da CNBB e outras entidades.

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré, realizado todos os anos no segundo domingo de outubro, em Belém do Pará, é o tema principal do estande montado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) na 9ª edição da Expocatólica, que será aberta oficialmente nesta quinta-feira (5), no Expocenter Norte, Em São Paulo, e segue até domingo (8).

A feira é realizada desde 2003 para divulgar marcas, produtos e serviços de todo o país voltados para o público católico, reunindo mais de 200 expositores nacionais e internacionais no salão azul do Expocenter Norte. “O objetivo da feira é encurtar o caminho entre fornecedores, fabricantes e os consumidores do setor. A Feira é uma vitrine que tem o objetivo de promover o segmento de livros e artigos religiosos, carismas, turismo e educação, proporcionando ao expositor a divulgação de sua marca e de seus produtos com uma ampla interação com o mercado consumidor”, informa Kiara Castro, diretora da feira.

Entre os expositores estão editoras, livrarias, prestadores de serviço, distribuidores, comunidades e congregações, santuários, colégios e faculdades católicos. O evento conta com o apoio da Arquidiocese de São Paulo, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dentre outras entidades religiosas, e já atraiu mais de 300 mil visitantes.

Entre os eventos paralelos realizados está o Salão Internacional de Turismo Religioso – Peregrinus, um espaço dentro da feira que reúne os principais santuários e destinos religiosos do mundo. É neste contexto que a Setur e a Paratur se prontificaram em também participar, mostrando aos visitantes da feira os encantos de uma das maiores festas religiosas do mundo, que acontece em Belém no segundo domingo de outubro.

Estande

“Pará, obra prima da Amazônia”, é a frase destaque no estande do Pará. O layout foi elaborado para fazer alusão à Basílica Santuário de Nazaré, fazendo com que o visitante sinta-se praticamente dentro da Basílica. A imagem de Nossa Senhora de Nazaré tem local de honra no estande para poder ser visitada e venerada pelos visitantes, que também receberão como brinde o cartaz do Círio 2012.

Dentro da participação paraense está programado para o sábado (7), um cortejo pela feira com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, a partir das 11h30. Uma pequena romaria seguirá pelo pavilhão até o palco central, onde haverá a apresentação do maestro Paulo José Campos de Melo e da soprano Dione Colares, que interpretarão músicas alusivas ao Círio, dentre elas a canção considerada o hino oficial da festa, “Vós sois o lírio mimoso”.

Quem conduzirá o cortejo será o padre José Maria Ribeiro, religioso paraense que atualmente preside a Associação Nacional de Presbíteros do Brasil e atualmente reside em Brasília. Na ocasião, o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, fará um convite especial aos participantes para que visitem Belém no Círio de Nazaré.

Na feira, o Secretário de Turismo, Adenauer Góes, deve cumprir uma agenda de reuniões, especialmente com operadoras de turismo religioso que enviam peregrinos a Belém, além dos organizadores da Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá no Rio de Janeiro no ano que vem.

Fonte: http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=103019

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...